Inteligência

Coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações para o seu negócio

Entenda melhor esse conceito e como aplicar na sua empresa

Quer obter bons resultados em menos tempo, usando menos recursos?

Extração/Integração de Dados

Este serviço é fundamental para qualquer empresa que utiliza um Data Warehouse, ou seja, um ambiente integrado para centralizar os dados do negócio de forma consolidada. Isso engloba tanto sistemas mais simples, como um pequeno banco de dados SQL, quanto os mais complexos, como uma nuvem carregada de Big Data.

Na prática, a extração, transformação e carregamento de dados (também chamado de ETL) é considerado uma fase crítica da estratégia de uso desse material. O motivo é bem simples: é ele o fator que define a qualidade com que os dados brutos são transformados em informação legível, relevante e confiável.

Portanto, podemos dizer que o seu objetivo principal é garantir que haja uma estratégia de uso sistematizado dos dados. Isso envolve um mapeamento de processos, por exemplo, que nada mais é do que estabelecer regras para que o manuseio dos dados ocorra de forma padronizada.

 

Analytics

A análise de dados é um trabalho de entendimento de um alto nível de dados desestruturados e que precisam ser compilados e destrinchados. Nessa atividade, nossos profissionais conseguem captar resultados sobre estoque, vendas, marketing, relacionamento com o cliente, balanço financeiro, além de outras possibilidades.

Quando compilada, essa grande quantidade de informação pode ser analisada de maneira técnica, com ajuda da tecnologia.

A análise de dados é o que garante que, a partir de um material bruto, seja possível entender a empresa a partir de diversas perspectivas, sempre com um trabalho técnico e apoiado por tecnologia de ponta. 

 

Treinamentos de BI InCompany

Um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas é gerenciar com eficiência todo o excesso de dados armazenados sobre uma diversidade de assuntos de interesse da organização. Sabe-se que utilizar a informação de maneira estratégica beneficia o negócio e traz vantagem competitiva. 

Para aprimorar esse gerenciamento de informações que oferecemos os Treinamentos de Business Intelligence (BI) InCompany. O BI, também chamado de Inteligência de Negócio, é um sistema de apoio à tomada de decisões e gestão de negócios capaz de coletar, organizar, analisar, compartilhar e acompanhar diversos dados e indicadores de desempenho – ou KPIs (Key Performance Indicator) – relevantes ao seu negócio. Ele pode servir para embasar uma tomada de decisão, monitorar a concorrência, alimentar pesquisas de marketing e qualquer outra demanda estratégica da empresa que necessite de maior amparo técnico e de informações.

 

Inteligência Artificial

Nossos serviços de IA fornecem inteligência pronta para uso em aplicações e fluxos de trabalho. Os serviços de inteligência artificial se integram a seus aplicativos para lidar com casos de uso comuns, como recomendações personalizadas, modernização de sua central de contatos, melhoria da segurança e proteção, e aumento do engajamento do cliente. 

Estimativas da consultoria Gartner indicam que o número de organizações que implantaram Inteligência Artificial dentro de suas operações cresceu de 4%, em 2018, para 14%, em 2019. A tendência é que a adoção da tecnologia emergente continue crescendo nos próximos anos.

A IA possui habilidades cognitivas que permitem o aprendizado por meio da observação de escolhas e correlação de eventos. Assim, a tecnologia consegue identificar a lógica por trás das decisões.

Portanto, é possível desenvolvê-la em diversos casos de uso: chatbots, aplicativos de rotas (Waze, Google Maps, por exemplo), monitoramento de atividades on-line para segmentação de público e até mesmo na análise de tentativas de fraudes.

Business Intelligence é um conceito e não um software

Existem diversas ferramentas envolvidas no processo, mas o BI é um conceito e vai além da utilização de um software! A proposta é utilizar todo um aparato tecnológico para transformar um grande número de informações disponível em inteligência. Com isso, você pode conhecer melhor sua concorrência, seus parceiros e fornecedores.

CASE

O Grupo Parvi tinha problemas para gerar informações gerenciais, pois fazia isso de forma manual e possuía algumas poucas visões em outra plataforma de BI. Como eles trabalham com vários sistemas e vendem diversas marcas de veículos, o trabalho de geração de dashboards desta forma não satisfazia as necessidades do negócio.

Eles conheceram o serviço da T4i Solutions por indicação de outros clientes da mesma área de atuação (concessionária) e confiaram nos resultados que nossa empresa traria por visualizarem os resultados positivos alcançados por nossos demais clientes do mercado.

O volume de regras de negócio envolvido foi certamente um grande desafio. Para superarmos isso, utilizamos o conhecimento que a empresa tem na estrutura de bancos de dados de alguns sistemas que já são conhecidos nossos, utilizamos os painéis que já haviam sido construídos em um trabalho anterior utilizando outra plataforma de BI e realizamos o trabalho com muita interação com área de negócios, utilizando métodos ágeis. Além disso, a T4i treinou recursos internos do cliente para que o projeto tivesse um melhor andamento.

Foram implantados alguns módulos de BI que melhoram a visibilidade do negócio e que, até hoje, ajudam diariamente na tomada de decisão. As decisões são tomadas com mais velocidade, pois agora o tempo é utilizado para analisar estrategicamente os dados e não para gerar a informação.

Open chat