Empresas devem se dedicar ainda mais à gestão de dados em 2022

gestao-de-dados

Sistemas e tecnologias antes limitados às grandes companhias começaram a se ampliar para pequenos e médios negócios, exigindo times especializados

Se a palavra de ordem é competitividade, eficiência nos processos e segurança da informação, grandes corporações já vêm ditando o caminho na área de governança de dados há alguns anos. No entanto, diante dos avanços tecnológicos e da popularização da internet, o tema ganhou ainda mais relevância para empresas de todos os tipos e tamanhos. Atualmente, com a vigência da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), ter gestão sobre seus dados virou uma questão de sobrevivência e implantar um programa de Gestão de Dados tem sido uma alternativa para facilitar a vida dos gestores e times.

Se você quer que a sua empresa saia na frente em 2022 e já está considerando, de agora, implantar um programa de Gestão de Dados, saiba que os ganhos serão inúmeros e, para te incentivar a adotar esse modelo, listamos os principais:

  • Ao se familiarizar com os dados, será bem comum você encará-los como ponto estratégico para as decisões. Dessa forma, sua empresa passa a obter uma nova cultura mais assertiva e alinhada com os objetivos do Negócio.
  • Redução de custos e economia de despesas, já que a Gestão tende a centralizar as operações.
  • Maior facilidade em reconhecer o que de fato é importante e mais urgente de ser implantado, estabelecendo prioridades e planejamentos.
  • Redução significativa de informações duplicadas ou redundantes, facilitando o trabalho de toda equipe e reduzindo o tempo de realização de tarefas.
  • Maior confiabilidade nas informações, porque o sistema é muito mais seguro, integrado, direto e claro.

Cases de sucesso

Ainda não está convencido de como a governança de dados pode te ajudar na prática? Listamos quatro cases inspiradores para mostrar que os dados são os melhores amigos dos seus processos:

1. Zara

Antes que as portas se abram diariamente em cada um dos 2.213 estabelecimentos da Zara em todo o mundo, os funcionários e os gerentes compartilham detalhes dos artigos mais vendidos do dia anterior, peças devolvidas pelos clientes, feedback dos compradores, bem como tendências que a equipe tem percebido.

Usando um sistema sofisticado orientado para a tecnologia, analistas divulgam as atualizações diárias e usam-nas para pintar uma imagem precisa do que exatamente os clientes da Zara estão exigindo.

Essa informação é rapidamente traduzida por uma vasta equipe de mais de 300 designers internos em projetos tangíveis que obedecem às tendências de moda, que são feitos e vendidos a preços acessíveis. E, em 21 dias, a nova peça está disponível no varejo.

Enquanto a maioria das marcas de moda rápida tentam antecipar o que os clientes desejam, a Zara ganha a tendência, obtendo os comentários dos clientes. As lojas são abastecidas duas vezes por semana — com pedidos uma vez antes do fim de semana e uma vez depois. O estoque é novo e o cliente geralmente pode encontrar itens que são exclusivos.

A Zara está sempre preparada para dar aos consumidores o que eles querem ou, melhor ainda, o que eles nem sabem que precisam. E, ao que parece, esse é o segredo do seu sucesso.

2. Grupo Pão de Açúcar

O grupo Pão de Açúcar tem um sistema de relacionamento com o cliente voltado para a fidelização do seu público externo. Chamado de Clube Extra, o sistema tem o objetivo de não só promover a aproximação com clientes mas também com fornecedores.

De forma simples, o cliente se cadastra no programa da rede de supermercados e pode acumular pontos por meio de compras online ou em lojas físicas. Os dados originados com essa plataforma são analisados para relacionar os clientes com os produtos, com as marcas favoritas e com os mais consumidos.

Operacionalmente, o sistema com a tecnologia Big Data otimiza o estoque, visto que a empresa terá conhecimento prévio sobre o quanto se deve comprar de determinado produto, tendo em vista os custos de mantê-lo.

3. NASA

Não chega a ser uma grande surpresa, mas a Agência Espacial Norte-americana (NASA) tem diversos programas que contam com o uso de Big Data. Um exemplo é o projeto de pesquisa sobre mudanças climáticas, com análises de dados importantes coletados por meio de 16 satélites de ciências da terra da NASA para o programa de ciência climática, monitorando a qualidade do ar, os oceanos e os furacões, entre outros.

Outro projeto é o supercomputador Pleiades — o supercomputador mais avançado do mundo para modelagem e simulação. Ele é um dos mais poderosos instalados no Centro de Pesquisa da NASA em Moffett Field, Califórnia, e apoia as missões da agência na exploração da ciência terrestre e espacial, aeronáutica, futuras viagens espaciais e explorações.

Pleiades já foi usado para explicar a atmosfera do sol por meio de modelos numéricos avançados. Usado para modelagem e simulação, esse supercomputador ajuda os pesquisadores da NASA a aproveitar os recursos computacionais vastos e incorporar simulações em escalas espaciais.

4. Nike

A Nike é líder mundial em várias categorias de calçados e vestuários esportivos e está investindo pesadamente em aplicativos, wearables e Big Data. A Nike está olhando além dos produtos físicos e pretende criar marcas de estilo de vida que os atletas não querem correr sem.

A empresa tem 13 linhas diferentes, em mais de 180 países. No entanto, a forma como ela segmenta e serve esses mercados é o seu diferencial real. Nike divide o mundo em empreendimentos esportivos em vez de apenas em geografia. A teoria é que as pessoas que jogam golfe, por exemplo, têm mais em comum do que as pessoas que simplesmente vivem próximas umas das outras.

Essa estratégia de varejo e marketing é, em grande parte, impulsionada por Big Data. A Nike tem investido também em análise demográfica de dados para definir seus mercados de teste e impulsionar seus negócios.

Como adotar análise de dados na minha empresa?

Vários empreendedores imaginam que a própria empresa não tem como desenvolver as mesmas estratégias de gigantes, como a Nike. Entretanto, a tecnologia encurtou o caminho a uma série de soluções que agregam valor e podem trazer resultados significativos para o seu negócio.

A T4i Solutions, por exemplo, oferece soluções tecnológicas em gestão de banco de dados e desenvolvimento de softwares com o objetivo de identificar problemas e aprimorar a gestão empresarial. Ao descobrir os obstáculos e desafios da sua companhia, uma equipe especializada cria soluções inteligentes que incorporam as novas tecnologias e oferecem o ambiente perfeito para o seu negócio conquistar ainda mais resultados.

Parcerias assim significam que empresas de todos os segmentos e tamanhos não precisam contratar mais colaboradores, mas podem utilizar o know how de uma parceira especializada em tecnologia para traçar metas cada vez mais ousadas.

Serviço:

T4i Solutions
Site: www.t4isolutions.com
Telefone: (81) 3267-3199
Endereço: Rua São Vicente, 150 Tamarineira, Recife/PE

Onde Estamos

Rua São Vicente, 150

Tamarineira, Recife/PE

Comercial

(81) 3267-3199

contato@t4isolutions.com

Suporte

(81) 3877-9987

suporte@t4isolutions.com

Desenvolvido por:

Donde estamos

Rua São Vicente, 150

Tamarineira, Recife/PE

Commercial

+55 (81) 3267-3199

contato@t4isolutions.com

Soporte

+55 (81) 3877-9987

suporte@t4isolutions.com

Desenvolvido por:

Where are we

Rua São Vicente, 150

Tamarineira, Recife/PE

Commercial

+55 (81) 3267-3199

contato@t4isolutions.com

Support

+55 (81) 3877-9987

suporte@t4isolutions.com

Desenvolvido por: