Entenda a diferença entre software customizado e pronto

software pronto e customizado

Descubra o modelo de sistema que melhor funciona para otimizar o tempo da sua equipe e os processos da sua empresa

Com o mercado cada vez mais competitivo e 2022 prometendo ser um ano de inovação tecnológica e retomada da economia global, empresas de todos os setores buscam soluções digitais para melhorar seu desempenho e manter-se saudáveis. Novas soluções tecnológicas surgem sem parar para mudar a maneira como fazíamos determinada tarefa. É uma transformação digital e cultural, pois incita uma nova mentalidade, principalmente nos empreendedores.

Aqueles que não entenderem a importância do software em seu negócio – seja qual for sua área de atuação – tendem a ficar para trás. O que alguns gestores se perguntam é se seria melhor optar por um sistema sob medida ou fazer uso de uma das diversas opções prontas disponíveis no mercado.

Antes de tirar essa dúvida, precisamos entender alguns conceitos:

O que é um software?

O software é um produto virtual, que consiste essencialmente em um conjunto de códigos – instruções escritas em determinada linguagem da computação. Quando o usuário vai utilizar um software, porém, ele não enxerga códigos. Isso porque essas instruções vão ser traduzidas pela tela do equipamento eletrônico e apresentadas de modo diferente ou até mesmo materializadas em imagens, cores, textos, botões, links e ações em alguns tipos de aparelhos.

Programas de computador e aplicativos para dispositivos móveis são exemplos de software que estão aí para tornar nossa vida mais fácil.

Diferenças entre sistemas sob medida e prontos

A diferença básica entre um software pronto e sob medida, é que o primeiro geralmente é contratado pagando sua licença ou assinatura e é desenvolvido com funcionalidades gerais prontas para atender qualquer pessoa ou empresa que deseje contratar os recursos disponíveis. Geralmente um sistema pronto conta com uma equipe de suporte para tirar dúvidas sobre seu funcionamento, mas, devido ao seu uso em larga escala, dificilmente é possível solicitar personalizações em seus requisitos.

Já no caso dos sistemas sob medida, eles são customizados com base nas necessidades e demandas específicas da sua empresa. Seu principal benefício é a possibilidade de personalizá-lo à medida que seus processos também vão mudando. Ou seja, ele serve ao seu negócio e pode não ser ideal para outras organizações. Nesse caso, a empresa interessada em um software sob medida irá contratar o desenvolvimento do mesmo e futuras manutenções.

As vantagens de sistemas prontos

O uso imediato é uma das vantagens mais significativas de optar por um sistema pronto. O cliente não precisa aguardar meses para o desenvolvimento do software, dentre as etapas de definição, planejamento, execução e testes.

Você contrata e já pode começar a utilizá-lo, a não ser que seja necessária alguma instalação mais complexa. Hoje em dia, muitos sistemas, independentemente da categoria, seguem o modelo de software como serviço, ou Software as a Service (SaaS), e ficam disponíveis na web para o acesso direto, via navegador.

As vantagens de um sistema sob medida

Nesses casos, a customização é, sem dúvida, a maior aliada de quem contrata um software sob medida, com soluções voltadas exclusivamente para as necessidades do negócio. A equipe de desenvolvedores trabalha junto da empresa, de modo que todos os termos, elementos e usabilidade sejam pensados para que os colaboradores se sintam confortáveis em utilizar aquela aplicação durante a rotina de trabalho.

Outro ponto interessante é que as companhias que constroem esses sistemas costumam oferecer um período de garantia, no qual fornecem todo o suporte necessário para a correção de bugs ou ajustes operacionais após a implementação.

Como escolher o melhor modelo para a minha empresa?

Mais que focar na implementação, a empresa deve se concentrar em conhecer muito bem a si mesma, procurando saber quais são suas verdadeiras necessidades e compreender ao máximo como a tecnologia ofertada irá interagir, na prática, com os processos já existentes na empresa. Nesse contexto, é interessante ter plena consciência de que a solução perfeita para uma empresa pode não ser a melhor para outra.

Se você precisa de um programa para objetivos comuns à maior parte das empresas, como um controle financeiro ou algo voltado para vendas, pode ser que um modelo pronto atenda bem a sua organização. Já se você precisa de uma solução mais complexa, que resolva dificuldades específicas, agilize suas operações e ajude a gerenciar os seus processos, sem dúvidas, uma opção personalizada é a melhor.

Portanto, entenda se o software é algo crucial no seu negócio e a dor que a sua falta causa. Entenda em qual estágio a sua empresa se encontra e então valide se um software pronto (de prateleira) pode atender suas necessidades ou se de fato você precisa de uma solução 100% personalizada.

Por fim, fazer um teste prévio da ferramenta pode tornar a tarefa de escolher um software bem mais simples. E isso costuma se provar tão válido que são muitas as empresas desenvolvedoras de sistemas que oferecem um período de avaliação para a degustação do produto, época em que sua empresa deve aproveitar para sanar dúvidas e identificar se todas as suas demandas são realmente atendidas pela ferramenta.

Quanto custa um sistema sob medida?

Essa é uma das maiores dúvidas dos gestores. E infelizmente não existem respostas objetivas para elas, pois, como trata-se de um projeto sob medida, depende de quais recursos serão solicitados. Software personalizado possui um valor de investimento muito mais expressivo do que soluções prontas de mercado, contratadas através de uma mensalidade.

Considerando um software de CRM, por exemplo. Por um lado, temos sistemas que variam entre R$30,00 à R$120,00 mensais por usuário, com utilização imediata, e por outro lado, existe a solução altamente personalizada para processos específicos, na qual o desenvolvimento pode variar de 150 até 500 mil reais, dependendo da complexidade.

Quando falamos em contratar uma empresa para fazer um software sob medida, resumidamente temos duas escolhas: pagar por um projeto de escopo fechado ou escopo aberto. No escopo fechado você receberá uma proposta de investimento total da solução da empresa/profissional. Enquanto que no escopo aberto a empresa/profissional irá lhe passar o custo hora/semana/mês e você pagará o consumo destas horas, sem ter um tempo determinado de finalização.

Seja um sistema sob medida ou pronto, contrate uma empresa desenvolvedora de software de confiança!

Seja qual for o tipo de ferramenta escolhida, é muito importante que você procure por uma empresa de desenvolvimento de sistemas de confiança e que te apresente cases reais de sua equipe. Isso trará muito mais chances do software escolhido (seja pronto ou sob medida) gerar bons resultados ao seu negócio.

A T4i é uma empresa de tecnologia focada em desenvolver soluções digitais para as mais diversas áreas. Além de criar softwares sob medida, levando em consideração as necessidades e particularidades de cada empresa, também conta com soluções já prontas para os segmentos de saúde, gás natural, financeiro/contábil e automotivo. Com esses serviços, empresas de todo Brasil já estão tomando decisões estratégicas com base em indicadores relevantes, garantindo um banco de dados seguro, ganhando visibilidade e criando valor para suas marcas através de aplicativos mobile.

Serviço:

T4i Solutions
Site: www.t4isolutions.com
Telefone: (81) 3267-3199
Endereço: Rua São Vicente, 150 Tamarineira, Recife/PE

Onde Estamos

Rua São Vicente, 150

Tamarineira, Recife/PE

Comercial

(81) 3267-3199

contato@t4isolutions.com

Suporte

(81) 3877-9987

suporte@t4isolutions.com

Desenvolvido por:

Donde estamos

Rua São Vicente, 150

Tamarineira, Recife/PE

Commercial

+55 (81) 3267-3199

contato@t4isolutions.com

Soporte

+55 (81) 3877-9987

suporte@t4isolutions.com

Desenvolvido por:

Where are we

Rua São Vicente, 150

Tamarineira, Recife/PE

Commercial

+55 (81) 3267-3199

contato@t4isolutions.com

Support

+55 (81) 3877-9987

suporte@t4isolutions.com

Desenvolvido por: