Lentidão no carregamento de dados

lentidão dados

Se a sua empresa já trabalha com análises de dados a partir de dashboards, possivelmente já se deparou com alguns problemas como lentidão para carregar dados ou demora para gerar gráficos.

Essa dificuldade acaba atrasando todos os demais processos e pode até acabar com a oportunidade de obter bons e estratégicos diagnósticos.

Uma boa prática para evitar essa dor de cabeça é otimizar o seu relatório e para isso, algumas dicas são indispensáveis:

???? Mantenha o foco no objetivo do relatório para que não haja acúmulo de informações desnecessárias;

???? Escolha o modelo de dados que mais se encaixa com sua necessidade: o star schema, por exemplo, classifica as tabelas em fatos e dimensões através de identificadores. A de Fatos é quantitativa, enquanto a de Dimensões tem caráter mais qualitativo;

???? Prefira realizar tratamento de dados no processo de ETL e simplificar o modelo no PowerBI. Os cálculos e fórmulas serão mais simples e mais performáticos;

???? Por último, para evitar ainda mais a lentidão, escolha bem a visualização do relatório, limitando a quantidade de informações e imagens em uma única página. Outras dicas também são desativar a opção de “interação entre visuais” e utilizar filtros, como os de data.

Open chat