Quais tendências de BI dominarão o ano de 2021?

tendências de BI 2021

Falar de Business Intelligence no mercado empresarial hoje em dia é falar diretamente em crescimento, resultados e soluções.

A Tecnologia por trás do BI trouxe para as empresas uma nova visão sobre os dados que, cotidianamente, elas geram: o que eram apenas números, hoje são oportunidades e grandes insights.

Atualmente, já podemos ver inúmeros cases de sucessos de grandes negócios que, utilizando essa ferramenta, aumentaram não só os resultados como também o lucro. Afinal, quando encaramos informações como vantagens, estamos dando poder ao que de mais precioso temos em mãos no mundo de hoje: DADOS!

Por outro lado, como qualquer outra tecnologia, o BI também evolui e se modifica, trazendo novas visões e modos de operar com ele. Por isso, hoje vamos falar sobre o que se aponta como tendência para esse ano de 2021 e, muito provavelmente, para os anos seguintes também!

1)Transcrição de voz

2021 já vem sendo considerado o ano da voz. A maneira como as pessoas vêm buscando informações mudou e as pesquisas por voz, devido à sua facilidade e rapidez, vem substituindo a já tradicional digitação. Outros exemplos como o sucesso de podcasts também evidenciam essa nova forma de comunicação.

No BI, a tendência continua. O objetivo passa por transformar os dados em uma série de informações organizada.

A ideia é que através da Inteligência Artificial a comunicação humana seja compreendida e manipulada. Isso porque já é possível a interação entre humanos e dispositivos.

2) Conexão entre nuvens

Migrar os dados para nuvem já é uma tendência, mas quando falamos em tê-las conectadas, estamos falando em reunir elementos em um mesmo ambiente.

Assim, soluções e insights para as empresas são encontrados mais facilmente e a partir disso já podemos imaginar que sim,, o futuro das análises de BI com certeza estão na nuvem.

3) Governança de Dados:
Se por um lado temos cada vez mais dados disponíveis, por outro também percebemos uma política de segurança muito rígida por trás deles.

Assim, a responsabilidade com o uso de informações precisa ser cada vez mais cumprida e da forma mais ética possível.

Por isso, uma outra tendência que vamos ver ganhar espaço no Business Intelligence é uma análise muito mais qualificada, já que com a governança de dados necessária, as informações serão cada vez mais relevantes e transparentes. Podemos apostar também em um BI muito mais focado e direto, já que o intuito também é o acesso específico de dados.

Open chat