Você sabe o que são e qual a importância dos indicadores de desempenho no processo de gestão empresarial?
Key Performance Indicator (KPI), ou Indicador-Chave de Desempenho, são parâmetros quantitativos que servem como termômetro para medir e gerenciar o desempenho das ações internas da empresa. Eles permitem avaliar a efetividade das estratégias adotadas e a performance individual e coletiva do time.
Com os KPIs, os gestores conseguem entender como está cada um dos números e traçar metas plausíveis e realizáveis para alcançar os objetivos operacionais e estratégicos da empresa, promovendo a melhoria contínua. É por meio deles que a empresa consegue identificar oportunidades para se tornar mais eficiente.
Além disso, as organizações que acompanham e analisam estrategicamente os KPIs conseguem se fortalecer no mercado em que atuam, tornando-se mais competitivas. Pesquisas mostram que empresas de diversos seguimentos estão cada vez mais dedicadas à gestão de dados.
Como são divididos os Indicadores de Desempenho?
As possibilidades de análise dos KPIs são inúmeras. Sendo assim, é fundamental que a empresa tenha em mente quais são os indicadores mais importantes para o seu negócio. Seguem, abaixo, algumas das principais categorias:
- Indicadores de produtividade
Avaliam o rendimento e a eficiência dos processos nas empresas, ou seja, agem para mensurar a quantidade de recursos que uma empresa utiliza para gerar um determinado produto e/ou serviço. - Indicadores de qualidade
Seguem junto aos indicadores de produtividade, uma vez que auxiliam na análise de qualquer imprevisto ou erro ocorrido ao longo de um processo produtivo. Um exemplo bem conhecido de indicadores de qualidade é o índice de satisfação do cliente. - Indicadores de capacidade
Analisam a capacidade de resposta de um processo através da relação entre as saídas produzidas por unidade de tempo.
Exemplos:
Total de ligações por dia;
Total de reuniões por vendedor;
Total de envio de propostas;
Quantidade de visitas por vendedor. - Indicadores estratégicos
Os KPIs estratégicos fornecem informações sobre como o empreendimento se encontra em relação às metas definidas para determinado período de tempo. Fornecem um comparativo entre o cenário atual da empresa e o esperado.
Exemplos:
Ciclo médio de vendas
Valor em vendas
Ticket médio
Como definir os KPIs da minha empresa?
A escolha das métricas mais importantes dependerá do mercado em que a empresa está inserida, do momento do negócio, e da forma como ela decide se posicionar. É interessante realizar também um benchmark para entender o que negócios com as mesmas características (tamanho, área de atuação, perfil, etc.) têm analisado e otimizado dentro dessas métricas-chave.
5 indicadores de desempenho que toda empresa deveria acompanhar
Existem alguns KPIs que costumam ser relevantes para todos os tipos de negócio. Você pode começar por eles e depois definir outros que façam mais sentido para sua empresa obter uma performance cada vez mais satisfatória. Veja cinco exemplos deles:
- Taxa de conversão
É uma métrica usada para mensurar quantas pessoas passaram de uma etapa do funil de vendas para outra, seja visitantes que viram leads ou leads que se tornam clientes. Para calcular, basta dividir, por exemplo, a quantidade de vendas pela quantidade de leads e multiplicar o resultado por 100. A porcentagem obtida representará a sua taxa de conversão. - Faturamento
É a soma de todo o dinheiro que entra no caixa da empresa a partir de sua atividade durante um período específico, e é utilizado para mensurar a saúde financeira do seu negócio e o desempenho da área comercial. - ROI
O Retorno sobre o Investimento mostra o quão rentável foi a aplicação de recursos financeiros em um investimento. Este é um dos mais importantes indicadores financeiros. Seu objetivo é direcionar recursos para ações ou estratégias que gerem mais resultados. - Número de reclamações
Este indicador de qualidade serve para medir o nível de descontentamento do consumidor com a sua marca, produto ou serviço. Ele mostra quantas reclamações a sua empresa recebeu em determinado período de tempo. Caso queira atingir excelência em seu atendimento, este indicador deve ser o mais baixo possível. - Taxa de satisfação dos clientes NPS
Também entre os principais indicadores de desempenho de uma empresa, não podemos deixar de citar a satisfação dos clientes NPS. O índice de Net Promoter Score mostra o quão recomendável a sua empresa é.
Para calcular o NPS, é necessário fazer uma pesquisa com os clientes e segmentá-los em Promotores, Detratores e Neutros de acordo com a probabilidade de eles indicarem sua empresa para um amigo ou familiar.
Qual a melhor forma de visualizar um indicador de desempenho?
“Números soltos podem levar a conclusões vazias. Para que o seu time consiga realmente acompanhar a qualidade dos processos internos é interessante trabalhar com dashboards estratégicos de desempenho. Essa é a base da inteligência de negócio (ou Business Intelligence)”, afirma o sócio-diretor da T4i Solutions, Thiago Fragoso.
Para saber como começar a medir seus indicadores com assertividade, leia os 5 passos para implantar a Cultura Data Driven na sua empresa.
Serviço:
T4i Solutions
Site: www.t4isolutions.com
Telefone: (81) 3267-3199
Endereço: Rua São Vicente, 150 Tamarineira, Recife/PE